Prefeito oferece dinheiro a vereadores por apoio.
O prefeito interino de Tracuateua, Nelson Pinheiro (PTdoB), foi denunciado ao Ministério Público por três vereadores, acusado de tentar comprar votos para se reeleger presidente da Câmara de Vereadores e, consequentemente, assumir pelo segundo ano a prefeitura local. Pinheiro é candidato a prefeito em eleição suplementar que ocorrerá dia 3 de abril em Tracuateua. O episódio já está sendo conhecido no município como o “mensalinho de Tracuateua”, em que o prefeito interino ofereceu R$ 5 mil para cada vereador em troca da reeleição na Câmara, além de distribuição de combustível.O município está sem prefeito titular desde 1º janeiro de 2009, já que o candidato eleito em 2008, Jonas Barros (PMDB), foi impedido pela Justiça Eleitoral de assumir o cargo, pois teve o registro eleitoral indeferido. Desde então, o município vem sendo administrado pelo presidente da Câmara de Vereadores.
Desde a cassação do registro de Jonas Barros, Tracuateua enfrenta instabilidade política que preocupa a população. O município, além de não ter prefeito permanente, também não conta com delegado, juiz nem promotor de Justiça titulares. Toda a estrutura judiciária e policial local é vinculada a Bragança, município vizinho.
A tentativa de extorsão foi gravada pelos próprios vereadores e também denunciada por eles ao procurador regional eleitoral Daniel Avelino. Os vereadores Maria da Glória Silveira Silva (PMDB), Augusto Carlos Silva do Nascimento (PP) e Fábio Chagas Melo de Souza (PTdoB) entregaram cópia da gravação e impetraram representação contra Nelson Pinheiro com pedido de abertura de investigação judicial eleitoral.
Os vereadores solicitaram na ação que o Ministério Público realize plantão permanente para que Nelson Pinheiro não se utilize da máquina municipal para fazer campanha.
Ontem pela manhã, o grupo representou contra Nelson Pinheiro na Promotoria Eleitoral no município de Bragança, comarca responsável também por Tracuateua.
Além de Pinheiro, três candidatos disputarão a eleição em Tracuateua: Aloísio Barros (PDT), Hugo Armando (PSDB) e Dr. Tamariz (PMDB). Localizado no nordeste paraense, Tracuateua tem quase 30 mil habitantes e 19.561 eleitores.
Serão utilizadas 100 urnas eletrônicas na eleição suplementar. O custo do novo pleito será de R$ 69.7 mil. A previsão é que o resultado da eleição seja anunciado no mesmo dia, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA). publicado por vtxnews às 11h48min.
0 comentários:
Postar um comentário